ACELERAÇÃO DE STARTUPS FUNDADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
O CASO DA ESAG VENTURES
Resumo
O ato de empreender se torna uma opção de carreira após a formatura para muitos estudantes universitários recém graduados. Dentre as alternativas de apoio ao empreendedorismo de estudantes que vão além da sala de aula estão as aceleradoras de startups. O objetivo deste relato consiste em descrever o programa ESAG Ventures de aceleração de startups fundadas por estudantes universitários. São apresentados o contexto institucional, características principais, processos seletivos, ciclos de aceleração e resultados principais obtidos pelo programa. Embora os modelos similares de incubação não sejam novidades no ambiente universitário, as aceleradoras são eventos mais recentes e algumas iniciativas começam a ser estabelecidas em instituições de ensino superior, o que justifica relatos descritivos de cunho exploratório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).