O USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARA PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Graziela Perretto Rodrigues Universidade Positivo
  • Deborah Rafaella Fegaduoli Lemos Universidade Positivo
  • Robson Felau da Silva Universidade Positivo

Resumo

Mesmo diante da intensificação do uso de mídias sociais nos pequenos e médios empreendimentos liderados por mulheres no Brasil, os benefícios de uso desses recursos são pouco conhecidos na literatura e na prática empresarial. Esta pesquisa preencheu este gap, identificando os estudos que relacionam o uso de mídias sociais no empreendedorismo feminino. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico, no qual foram encontrados 45 artigos na base Web of Science e estes foram analisados com o software VOSviewer. Como resultado, há um crescimento do número de artigos sobre o tema, assim como há qualidade nestas publicações. Foram formados cinco grupos na análise de palavras chaves, apresentando tendências de pesquisas sobre o tema. Essa pesquisa contribui teoricamente ao sistematizar e analisar estudos que relacionam mídias sociais ao empreendedorismo feminino, promovendo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. Na prática, demonstra a necessidade do uso de mídias sociais para ganho de competitividade em negócios liderados por mulheres.

Publicado

2025-09-05