O USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARA PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO
UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Resumo
Mesmo diante da intensificação do uso de mídias sociais nos pequenos e médios empreendimentos liderados por mulheres no Brasil, os benefícios de uso desses recursos são pouco conhecidos na literatura e na prática empresarial. Esta pesquisa preencheu este gap, identificando os estudos que relacionam o uso de mídias sociais no empreendedorismo feminino. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico, no qual foram encontrados 45 artigos na base Web of Science e estes foram analisados com o software VOSviewer. Como resultado, há um crescimento do número de artigos sobre o tema, assim como há qualidade nestas publicações. Foram formados cinco grupos na análise de palavras chaves, apresentando tendências de pesquisas sobre o tema. Essa pesquisa contribui teoricamente ao sistematizar e analisar estudos que relacionam mídias sociais ao empreendedorismo feminino, promovendo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. Na prática, demonstra a necessidade do uso de mídias sociais para ganho de competitividade em negócios liderados por mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).