ESG E A SUA RELAÇÃO COM A VANTAGEM COMPETITIVA

UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE

Autores

  • Miqueias Santos da Rocha Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Janine Patricia Jost de Miranda Universidade de Blumenau (FURB)

Resumo

Este estudo analisou o estado atual da produção científica sobre as questões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) e a sua relação com a vantagem competitiva entre 2016 e 2024.1, com base na produção científica publicada na base Web of Science. Metodologicamente, foi uma pesquisa descritiva e bibliográfica, documental e qualitativa. A análise sistemática revela que a divulgação ESG fortalece a transparência e a reputação corporativa, contribuindo significativamente para a vantagem competitiva e o valor de mercado das empresas, ao atrair investidores e fidelizar clientes. Estratégias de diferenciação de produtos e liderança de custos têm um impacto positivo no desempenho ESG. Além do mais, a integração de ESG com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é fundamental para empresas em países em desenvolvimento, e a adoção de Relatórios Integrados pode melhorar a posição competitiva e a resiliência financeira a longo prazo.

Biografia do Autor

  • Miqueias Santos da Rocha, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

  • Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Professor Adjunto e Vice-Chefe do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Cacoal. Professor em Nível de Mestrado nos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Campus de Porto Velho / Pós-Graduação em Administração e Contabilidade (PPGAC) Campus de Vilhena / Pós-Graduação em Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade (PPGAGRO) Campus de Cacoal, todos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Colaborador Voluntário na Rede Governança Brasil (RGB) no Comitê de Implantação de Governança em Municípios e ESG Público. Coordenador de projetos de pesquisa envolvendo a temática do ESG e da Internet das Coisas (IoT) PIBIC/UNIR 2024-2025, com duas bolsa CNPQ. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gestão e Desevolvimento Regional (GPGDR). Doutor em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC/PPGAD/2021), pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB / Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/2018) pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB / Santa Catarina).

  • Janine Patricia Jost de Miranda, Universidade de Blumenau (FURB)

    Atualmente Presta Serviço Contábil Especializado na Captação de Recursos para Viabilização de Projetos Empresariais no Instituto Siga - Soluções Integradas em Gestão Ltda (São Paulo). Doutora em Ciências Contábeis e Administração (2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Ciências Contábeis (2018) pela Universidade de Blumenau (FURB). Especialista em Auditoria Contábil e Controladoria (2015), pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e graduada em Ciências Contábeis (2011), pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA).

Publicado

2025-11-22