RECICLAGEM DE EMBALAGENS PLÁSTICAS
DESAFIOS E OPORTUNIDADES A PARTIR DE UMA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES
Resumo
O despertar da sociedade para a importância do descarte ambientalmente correto abrange todos os segmentos da população. Embora o plástico seja um material amplamente utilizado no cotidiano, ele representa um dos principais problemas ambientais contemporâneos. A reciclagem, em contraste com o simples descarte, surge como uma prática fundamental para a preservação ambiental. Este artigo tem como objetivo identificar de que forma os catadores, organizados em uma associação, podem contribuir para a minimização dos impactos socioambientais causados por embalagens plásticas e, ao mesmo tempo, serem agentes relevantes na geração de renda para esses trabalhadores. Para tanto, é essencial analisar as características das embalagens plásticas e seu processo de produção, a fim de compreender seus impactos socioambientais, além de investigar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas implicações para o cenário de reciclagem no Brasil. Metodologicamente, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, conduzida por meio de um estudo de caso junto à Associação dos Recicladores de Pinhais (AREPI). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com o uso de um questionário semiestruturado aplicado aos associados. Os resultados indicam que a atuação dos catadores é imprescindível para a redução da quantidade de resíduos depositados em aterros sanitários, uma vez que eles estão inseridos em uma economia circular e sustentável, promovendo a reciclagem de embalagens plásticas e contribuindo, simultaneamente, para a criação de oportunidades de trabalho e geração de renda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).