DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS DE INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM MICROEMPRESAS DO AGRONEGÓCIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Um dos grandes desafios das empresas de agronegócios é a adequação às inovações no campo da sustentabilidade ambiental, sobretudo as pequenas e médias empresas. Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as boas práticas para a implementação de inovações sustentáveis em microempresas do agronegócio, visando compreender como essas empresas podem adotar estratégias sustentáveis para reduzir impactos ambientais. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica de artigos obtidos no Periódicos CAPES e no Scopus, que abordaram temas como barreiras tecnológicas, econômicas e estruturais, bem como práticas exitosas de cocriação de conhecimento, transferência de tecnologias sociais e gestão descentralizada. Os resultados evidenciaram que, apesar dos desafios, as inovações sustentáveis contribuem para a produtividade, competitividade e redução de impactos ambientais, sendo essenciais para o desenvolvimento das microempresas no agronegócio. Conclui-se que a adoção de políticas públicas, alianças estratégicas e estudos específicos são fundamentais para superar as barreiras identificadas e potencializar os benefícios das inovações sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).