ALÇANDO VOOS À LUZ DO EMPREENDEDORISMO

FATORES QUE INFLUENCIAM AS MULHERES PIRIPIRIENSES A EMPREENDER

Autores

  • Auriléia Borges Cruz Instituto Federal de Rondônia
  • Aline Kárem Santos Carvalho Instituto Federal Goiano
  • Ana Clara Lima da Silva Instituto Federal do Piauí-IFPI
  • Francisco Rafael Soares da Silva Instituto Federal do Piauí-IFPI
  • Samara Cristina Borges Silva Santos Instituto Federal do Piauí-IFPI
  • Tallisson Espedito Lustosa Melo

Resumo

O empreendedorismo como agente de mudanças econômicas é de fato importante para o desenvolvimento de uma sociedade e de um país. Dessa forma, surge a necessidade de se verificar a participação feminina no surgimento de novas empresas na atualidade. Nesse contexto, tem se como propósito da pesquisa identificar quais os fatores que influenciam as mulheres a empreender, sendo possível ter um panorama de como essas mulheres se mantêm e se sentem como empreendedoras bem como suas limitações e vantagens como mulher no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Utilizou-se a técnica de abordagem intencional, sendo o total de 07 estabelecimentos participantes. A coleta dos dados se deu através de entrevista, estas devidamente agendadas, gravadas e transcritas para que se tenha uma melhor análise dos dados. O roteiro de entrevista utilizado foi elaborado por Anggadwita e Dhewanto (2016), e teve sua versão adaptada e validada no Brasil por Gonçalves (2018), devidamente adaptada para se adequar ao presente trabalho. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Quantitativa Conceitual para a análise dos dados. O estudo identificou três principais motivações empreendedoras: experiências negativas fora e dentro da área de estética, e experiências positivas no setor. Para pesquisas futuras recomenda-se o estudo de outros setores de atuação, como por exemplo em áreas que majoritariamente homens estão à frente.

Publicado

2025-09-05