NARRATIVAS DE ORGANIZAÇÕES DO SISTEMA BRASILEIRO DE INOVAÇÃO EM TEMPOS MAIS DUROS
IDEIAS SOBRE O PROPÓSITO, A ORIGEM E OS ATORES DA INOVAÇÃO
Resumo
O presente estudo analisa as narrativas de organizações que constituem o Sistema Brasileiro de Inovação em meio à situação de crise econômica enfrentada pelo País, explorando suas ideias sobre o propósito da inovação, a origem da inovação e os atores considerados relevantes. O Sistema Nacional de Inovação pode ser definido como um conjunto de organizações e instituições que atuam em interação entre si, no contexto histórico-evolutivo de cada economia nacional. Supõe-se que os discursos são contingentes, podendo redefinir aproximações e antagonismos entre agentes e, com isso, afetar a integração do sistema. A metodologia do estudo envolve a técnica de mineração de dados coletados em websites de notícias e das próprias organizações pesquisadas. A amostra de organizações é constituída por instituições de diferentes esferas institucionais e são caracterizadas como representações coletivas que expressam o Sistema Nacional de Inovação. Destacam-se, entre os principais resultados, os antagonismos presentes nas narrativas, como a ideia de que o propósito da inovação está relacionado a maior competição e desenvolvimento econômico versus a ideia de que o propósito da inovação envolve o foco em relação ao desenvolvimento social e sustentável. No que tange ao tópico da origem da inovação, destaca-se o antagonismo entre as organizações que defendem o fortalecimento da indústria nacional versus aquelas que priorizam a adoção de inovações por meio do processo de transferência tecnológica do exterior. Por fim, destaca-se o antagonismo presente entre a ideia de que o empreendedor possui um papel central na inovação versus o argumento de que a articulação entre diversos atores se mostra o melhor caminho para o desenvolvimento da inovação. Conclui-se, a partir da análise dos discursos das organizações, que o sistema apresenta dificuldades de articulação de narrativas, o que expõe a precaridade da integração discursiva entre as organizações abordadas face ao novo contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).