GESTÃO DA PRODUÇÃO E ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM UMA VIDRARIA EM MARINGÁ-PR

Júlia Kiill Santos, Denise Maya Kakimoto, Jaiane Aparecida Pereira, Sandra Mara de Alencar Schiavi, Amanda Ferreira Guimarães

Resumo


Dada a competitividade no segmento de vidro temperado e a necessidade de alinhamento da gestão da produção com a estratégia de operações das empresas de pequeno porte, o objetivo do presente trabalho foi compreender a gestão da produção e a estratégia de operações em uma empresa de vidro temperado do município de Maringá-PR. O referencial teórico abordou questões ligadas à gestão da produção, incluindo técnicas e ferramentas de gestão da produção e processo produtivo, e sobre estratégia de operações. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva em uma empresa do segmento de vidros temperados, por meio de entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados, observou-se que a empresa utiliza técnicas de controle de estoque para manter um atendimento rápido e eficiente. As compras são efetuadas conforme a oferta de mercado e a previsão da demanda é calculada com base no histórico de pedidos. Conclui-se que a gestão da produção está alinhada aos objetivos de desempenho da empresa, que estão focados na rapidez na entrega e qualidade nos produtos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.