EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE RURAL EM UM PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO ESCOLAR SOBRE ABELHAS
Resumo
O presente artigo relata a experiência de um projeto desenvolvido com alunos de uma escola do campo do Oeste do Paraná sobre o universo dos polinizadores e os ecossistemas em que vivem, destacando seu principal agente: as abelhas. A metodologia de pesquisa aplicada foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica e de análise qualitativa do projeto. Ao longo do projeto de sensibilização e conservação de abelhas nos ecossistemas vários fatores tiveram relevância para sua implementação, como a escolha da espécie adequada de abelhas para o ambiente escolar, a montagem dos jardins e escolha das plantas a serem cultivadas. Os resultados demonstraram que a integração dos alunos à realidade do meio em que vivem é tarefa que a escola deve primar no ensino e aprendizagem, visto que a escola é o local propício para semear a educação ambiental desenvolvendo multiplicadores e, consequentemente, cidadãos conscientes em busca de um pensamento crítico e de estratégias para uma melhor qualidade de vida aliada à remediação, preservação e manutenção do meio ambiente para um desenvolvimento rural sustentável.
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