POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA CONCHA DE OSTRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Abstract
Considerando a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais, tem sido comum pesquisas sobre a utilização de resíduos industriais na construção civil. O resíduo da concha de ostra (RCO) é uma dessas opções, visto que o material é rico em carbonato de cálcio (CaCO3). Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica realizada a partir da literatura vigente sobre a utilização do resíduo da concha de ostra na construção civil. Para isso o trabalho foi dividido em três etapas: pesquisa em artigos e trabalhos científicos, sintetização de informações (características do RCO e suas aplicações na construção civil) e por fim a interpretação e discussão das informações coletadas. Como resultados verificou-se que O RCO pode variar sua composição química, porém no geral o CaCO3 é o principal elemento encontrado, variando de 77,80 à 97,20%. O RCO triturado pode ser utilizado como agregado miúdo e/ou graúdo em argamassas e concretos, além disso pode ser calcinado e utilizado juntamente com um aglomerante. Outras aplicações na construção civil são em execução de pavimentação, fabricação de tintas e tratamento de água e esgotos.Downloads
Published
2023-09-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).