TRANSIÇÃO E DESAFIOS DAS CARREIRAS DE MÃES EMPREENDEDORAS
ESTUDO NA CIDADE DE ARACAJU/SE
Resumo
Após o nascimento dos filhos, muitas mulheres estão optando por deixar os seus empregos e atuar como empreendedoras. Essa transição de carreira, denominada de empreendedorismo materno, visa conciliar as demandas financeiras, profissionais e pessoais pós-maternidade. Neste sentido, foi traçado o objetivo geral de compreender a transição e os desafios da carreira de empreendedoras maternas da cidade de Aracaju/SE. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, subsidiada pelo método de pesquisa história de vida, envolvendo entrevistas em profundidade com seis microempreendedoras maternas. Os principais resultados demonstraram que as empresárias mudaram de carreira após a maternidade com o objetivo de melhor conciliar as demandas provenientes das esferas profissionais e maternas. No entanto, as empreendedoras enfrentam diversos desafios como: a sobrecarga de trabalho, dificuldades para gerir financeiramente seus empreendimentos, ausência de reconhecimento e credibilidade advindos dos seus círculos sociais, além de conflitos pessoais e familiares. Para superar esses desafios, a palavra de ordem das empreendedoras foi “equilíbrio”, alcançado ao longo de suas trajetórias, com o auxílio de redes de apoio, entre erros e acertos na condução de suas empresas e vida pessoal.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Empreendedorismo Materno, Transição de Carreira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).