EMPREENDEDORISMO RURAL E AS PRÁTICAS PRODUTIVAS ADOTADAS NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

Resumo

O presente estudo investiga a contribuição do empreendedorismo rural e da agricultura familiar para a adoção de práticas produtivas sustentáveis no meio rural. O objetivo principal foi identificar as lacunas, correntes teóricas e procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas relacionadas a esses temas, bem como propor uma agenda de pesquisas futuras. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura abrangendo 309 artigos coletados nas bases de dados Web of Science e Scopus, com o auxílio do software Rayyan e a análise de conteúdo apoiada pelo ATLAS.ti.  Os resultados obtidos indicam que o empreendedorismo rural e agricultura familiar, desempenham um papel significativo na adoção de práticas produtivas sustentáveis. Foram identificadas quatro principais categorias que promovem a gestão adequada de resíduos agrícolas e pragas, por meio da utilização de formas de produção mais eficientes e ambientalmente responsáveis, nomeadamente as práticas agrícolas, multifuncionais, empreendedoras e sustentáveis. No texto são destacados avanços, limitações e insights para pesquisas futuras nesse campo.

Biografia do Autor

  • Marcos Ferreira de Magalhães, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Possui graduação em Economia pela Universidade Católica de Goiás (1992) e graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2019), Pós-graduação em especialização em Economia Agrícola pela Universidade Federal de Goiás (1996) e Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE (2021) na linha de pesquisa: Empreendedorismo e Pequenos Negócios – (Bolsista do Programa PROSUP/ CAPES). Atualmente é professor Efetivo Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidadede São Paulo (FEA/USP) concluído em 2011. Docente permanente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) e no Programa de Pós-graduação emAdministração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
  • Claudia Maria da Silva Bezerra, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (Empreendedorismo e PequenosNegócios) - Tese: Comportamento Empreendedor e Estratégias de Enfrentamento em Situações Adversas:uma análise de MPMEs na pandemia da COVID-19 a partir da perspectiva Causation e Effectuation -(Bolsista do Programa PROSUP/CAPES); Mestre em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidadepela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2018).

Downloads

Publicado

2024-07-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)