EMPREENDEDORISMO RURAL E AS PRÁTICAS PRODUTIVAS ADOTADAS NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
O presente estudo investiga a contribuição do empreendedorismo rural e da agricultura familiar para a adoção de práticas produtivas sustentáveis no meio rural. O objetivo principal foi identificar as lacunas, correntes teóricas e procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas relacionadas a esses temas, bem como propor uma agenda de pesquisas futuras. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura abrangendo 309 artigos coletados nas bases de dados Web of Science e Scopus, com o auxílio do software Rayyan e a análise de conteúdo apoiada pelo ATLAS.ti. Os resultados obtidos indicam que o empreendedorismo rural e agricultura familiar, desempenham um papel significativo na adoção de práticas produtivas sustentáveis. Foram identificadas quatro principais categorias que promovem a gestão adequada de resíduos agrícolas e pragas, por meio da utilização de formas de produção mais eficientes e ambientalmente responsáveis, nomeadamente as práticas agrícolas, multifuncionais, empreendedoras e sustentáveis. No texto são destacados avanços, limitações e insights para pesquisas futuras nesse campo.Downloads
Publicado
2024-07-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).