ANÁLISE DA EFICÁCIA DOS KPI DE FACILITY MANAGEMENT NA AGENDA SUSTENTÁVEL
PROPOSTAS PRÁTICAS
Resumo
O objetivo do artigo foi compreender os impactos dos indicadores-chave de desempenho (KPI) de Facility Management (FM), na percepção dos gestores, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Utilizou-se um questionário estruturado composto por duas partes: questões descritivas e assertivas, enviado para 65 alunos de pós-graduação em FM da cidade de São Paulo. Os resultados apontaram que os indicadores impactam parcialmente alguns ODS: trabalho decente e crescimento, água limpa e saneamento, inovação da infraestrutura e saúde e bem-estar. O FM, a partir dos anos 2000, tem sido objeto de investigação sob a perspectiva da sustentabilidade, conforme a revisão bibliográfica. Contudo, quando verificadas as reais consequências das ações de FM sobre essa nova agenda, percebeu-se distanciamento e espaço para aperfeiçoamento. À medida em que as dimensões teóricas e práticas distanciam-se, faz-se necessária uma nova investigação para entender o fenômeno, jogando luz sobre um tema de relevância mundial – a agenda sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).