GREEN MARKETING COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

SUGERINDO PROPOSIÇÕES TEÓRICAS PARA ORIENTAR ESTUDOS NAS PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Ila Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná Programa de Pós Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão Mestrado Profissional
  • Claudimar Pereira da Veiga Universidade Federal do ParanáPrograma de Pós Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão Mestrado Profissional

Resumo

O green marketing tem ganhado relevância e visibilidade nos últimos anos e, portanto, o número de estudos sobre essa temática tem aumentado consideravelmente. Esse panorama pode ser atribuído as mudanças no comportamento de consumidores e da sociedade em geral no que se refere a adoção de valores que consideram o respeito ao meio ambiente e a práticas empresariais responsáveis. O green marketing refere-se a esforços da organização em projetar, promover, precificar e distribuir produtos que não prejudiquem o meio ambiente. As pequenas empresas, apesar de ainda ter papel secundário nessa discussão, tem a capacidade de adaptar suas estratégias de marketing a essa nova configuração de marketing em função da sua flexibilidade, do seu relacionamento próximo com clientes e fornecedores, além da maior capacidade de reagir mais rapidamente as exigências dos consumidores.  Esse ensaio teórico pretende preencher essa lacuna ao discutir o green marketing como parte da estratégia das empresas e, a seguir, elaborar sobre como as pequenas empresas podem utilizar o green marketing nas suas práticas empresariais. Tem como objetivo geral apresentar proposições teóricas que podem fornecer orientação que direcionará futuros estudos teóricos empíricos sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Ila Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná Programa de Pós Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão Mestrado Profissional

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
    Mestrado Profissional

    Universidade Federal do Paraná

  • Claudimar Pereira da Veiga, Universidade Federal do ParanáPrograma de Pós Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão Mestrado Profissional

    Doutor em Administração - Marketing (2014) e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas - Marketing Analytics (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuação na Escola de Administração e no Programa de Pós Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Bolsista Produtividade 2 do CNPq

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Publicado

2024-07-13