GREEN MARKETING COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
SUGERINDO PROPOSIÇÕES TEÓRICAS PARA ORIENTAR ESTUDOS NAS PEQUENAS EMPRESAS
Resumo
O green marketing tem ganhado relevância e visibilidade nos últimos anos e, portanto, o número de estudos sobre essa temática tem aumentado consideravelmente. Esse panorama pode ser atribuído as mudanças no comportamento de consumidores e da sociedade em geral no que se refere a adoção de valores que consideram o respeito ao meio ambiente e a práticas empresariais responsáveis. O green marketing refere-se a esforços da organização em projetar, promover, precificar e distribuir produtos que não prejudiquem o meio ambiente. As pequenas empresas, apesar de ainda ter papel secundário nessa discussão, tem a capacidade de adaptar suas estratégias de marketing a essa nova configuração de marketing em função da sua flexibilidade, do seu relacionamento próximo com clientes e fornecedores, além da maior capacidade de reagir mais rapidamente as exigências dos consumidores. Esse ensaio teórico pretende preencher essa lacuna ao discutir o green marketing como parte da estratégia das empresas e, a seguir, elaborar sobre como as pequenas empresas podem utilizar o green marketing nas suas práticas empresariais. Tem como objetivo geral apresentar proposições teóricas que podem fornecer orientação que direcionará futuros estudos teóricos empíricos sobre o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).