INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MOVIMENTO WINDS FOR FUTURE.
Resumo
A inovação social somada a promoção da sustentabilidade são fatores de destaque na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo esses utilizados como diretrizes para a tomada de ação e alcance de impacto positivo no âmbito social e ecológico. O objetivo deste artigo é compreender quais ações nas estratégias de responsabilidade socioambiental podem impactar positivamente a sociedade, com enfoque no estudo de caso do movimento Winds For Future, que atua principalmente na comunidade do Cumbuco, região do município de Caucaia, localizado no estado do Ceará. Para tanto, baseou-se no método de pesquisa descritiva, com natureza qualitativa e conduzida pela estratégia metodológica do estudo de caso. A pesquisa mapeou as principais ações de sustentabilidade e sociais promovidas pelo festival Winds For Future do ano de 2019 e as ações subsequentes ocasionadas pelo crescimento e a abertura do Hub Cumbuco, que potencializa de forma perene as pautas promovidas pelo festival. A partir das entrevistas com dois dos fundadores e duas atuais colaboradoras que atuam diretamente com a comunidade e com a promoção das ações de desenvolvimento sustentável foi possível perceber o potencial transformador das ações de sustentabilidade aplicados em uma pequena vila de pescadores e como elas podem serem replicadas para outras regiões. Por fim, o tempo de atuação do movimento Winds For Future ainda apresenta dados incipientes para calcular e comparar o quanto a sociedade foi diretamente transformada, portanto, será necessário a elaboração futura de mais estudos que acompanhem a mudança, o estudo prévio elaborado contribui para facilitar novos estudos utilizando o estudo de caso nos próximos anos de atuação do festival Winds For Future e dos projetos promovidos pelo Hub Cumbuco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).