A NECESSIDADE MOSTRA A FACE DA OPORTUNIDADE

O (DI) LEMA DAS VENDAS É ATENDER BEM PARA ATENDER SEMPRE

Autores

Resumo

Este caso para ensino relata a trajetória de um jovem empreendedor chamado Diony Andrade, que pela necessidade, viu a oportunidade de empreender no comércio da cidade de Sobral no Ceará. Iniciou como vendedor de picolé no ano de 2008, onde cresceu e fundou sua própria distribuidora do produto junto com seu irmão, revendendo para Sobral e região. Com as baixas do setor comerciário, Diony viu a necessidade de seguir outro caminho repassando a pequena distribuidora para seu irmão. No ano de 2009, ingressou como consultor de vendas de uma distribuidora de cigarro, desta forma ganhou reconhecimento dentro da empresa e conquistou o posto de melhor consultor da região. Após dois anos na função, o mesmo foi convidado por seu pai para assumir o empreendimento da família, um mercantil, no qual conseguiu alavancar as vendas do comércio batizado como Mercantil Diony Andrade. No ano de 2020 foram inauguradas duas filiais: uma na cidade de Sobral e outra na cidade de Massapê, no Ceará. Diante disto, surgem os questionamentos: dar continuidade na expansão do negócio ou manter-se?   

Biografia do Autor

  • João Gustavo Oliveira Silva Filho, Faculdade Luciano Feijão (FLF)/Bacharelando em Administração
     Graduando em Administração pela Faculdade Luciano Feijão (FLF).          
  • Maria do Socorro Silva Mesquita, Universidade Federal do Ceará (UFC)/Doutorando em Administração Faculdade Luciano Feijão (FLF)/Professora
    Doutoranda em Administração Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC). Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC); Especialista em Contabilidade Gerencial Pública e Privada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Graduada em Ciências Contábeis (UVA); Assistente de Gestão da Educação Superior na Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPLAD/UVA).      
  • Ruan Carlos dos Santos, UDESC/Doutorando em Administração
    Doutorando em Administração pela UDESC. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI.
    Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL.

                  
  • Rogeane Morais Ribeiro, Faculdade Luciano Feijão (FLF)/Professora e Coordenadora do Curso de Graduação em Administração
    Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2001). Pós-graduação em Contabilidade Gerencial Pública e Privada pela UVA (2002). Pós-graduação em Marketing pela UVA (2008). Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2011). Participante do grupo de pesquisa - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP): Núcleo de Pesquisa em Tecnologia de Gestão (NuTeG) da Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI; Possui experiência em Avaliação de Desempenho, Gestão de Custos e Capacidades (Empreendedoras, Turísticas e Estratégicas). Atualmente é coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão – FLF.   
  • Rita de Cássia Lopes da Ponte, Faculdade Luciano Feijão (FLF)/Professora
    Mestre em Administração e Controladoria pelo programa de Pós graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC\UFC); Graduada em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora do curso de Administração pela Faculdade Luciano Feijão; Especialista em Educação Corporativa na empresa Grendene.  
  • Marcos Aurélio Alves, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)/Doutorando em Administração de Empresas Centro Universitário Estácio do Ceará/Professor
    Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2012). Possui Especializações em: Tecnologias Aplicadas a Educação Básica (UECE), Docência do Ensino Superior e a Distância (FAEL), Gestão Escolar (UCAMINAS) e Administração de Recursos Humanos (UVA), Bacharel em Administração de Empresas (UNIFOR). Tem experiência em Gestão Acadêmica, ministra disciplinas na área de Gestão Estratégica de Marketing e Gestão de Pessoas em cursos de graduação e pós graduação (presencial e EAD). 

Downloads

Publicado

2024-07-13