A NECESSIDADE MOSTRA A FACE DA OPORTUNIDADE
O (DI) LEMA DAS VENDAS É ATENDER BEM PARA ATENDER SEMPRE
Resumo
Este caso para ensino relata a trajetória de um jovem empreendedor chamado Diony Andrade, que pela necessidade, viu a oportunidade de empreender no comércio da cidade de Sobral no Ceará. Iniciou como vendedor de picolé no ano de 2008, onde cresceu e fundou sua própria distribuidora do produto junto com seu irmão, revendendo para Sobral e região. Com as baixas do setor comerciário, Diony viu a necessidade de seguir outro caminho repassando a pequena distribuidora para seu irmão. No ano de 2009, ingressou como consultor de vendas de uma distribuidora de cigarro, desta forma ganhou reconhecimento dentro da empresa e conquistou o posto de melhor consultor da região. Após dois anos na função, o mesmo foi convidado por seu pai para assumir o empreendimento da família, um mercantil, no qual conseguiu alavancar as vendas do comércio batizado como Mercantil Diony Andrade. No ano de 2020 foram inauguradas duas filiais: uma na cidade de Sobral e outra na cidade de Massapê, no Ceará. Diante disto, surgem os questionamentos: dar continuidade na expansão do negócio ou manter-se?Downloads
Publicado
2024-07-13
Edição
Seção
Casos de Ensino
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).