CONSUMO DE PRODUTOS DE MARCAS PRÓPRIAS EM UMA REDE SUPERMERCADISTA DE MINAS GERAIS

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Gustavo Clemente Valadares IFSULDEMINAS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Thales Marden Silva Salgado UNILAVRAS - Centro Universitário de Lavras
  • Ederson Aparecido Oliveira
  • Daniel Carvalho de Rezende UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • João Francisco Sarno Carvalho IFSULDEMINAS Campus Passos

Resumo

A análise desenvolvida nesse artigo tem por objetivo compreender fatores relacionados aos atributos da marca própria que são levados em consideração na tomada de decisão de compra destes produtos, em detrimento da marca industrial, por consumidoresde uma rede supermercadista na cidade de Lavras, região sul de Minas Gerais. Foram levantados fatores importantes relacionados aos atributos da marca própria como preço, qualidade, disponibilidade do produto, credibilidade do marca e embalagem utilizada numa percepçãoindividual de consumo. Em seguida foram analisados, no cruzamento dos dados, as relações existentes entre os atributos da marca e as diferentes faixas de renda bem como as diferentes faixas etárias. Finalmente, a análise sugere que a adoção de marcas próprias pela rede supermercadista estudada está em consonância com a percepção de consumo e atende às expectativas dos consumidores dessa marca, adotando estratégias interessantes para uma percepção positiva destes consumidores.

 

Biografia do Autor

  • Gustavo Clemente Valadares, IFSULDEMINAS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

    Doutor em Administração (UFLA). Docente do IFSULDEMINAS Campus Passos.

  • Thales Marden Silva Salgado, UNILAVRAS - Centro Universitário de Lavras

    Mestre em Administração (UFLA). Docente do Centro Universitário de Lavras - Unilavras.

  • Ederson Aparecido Oliveira

    Mestre em Educação Científica e Ambiental (UFLA). Consultor.

  • Daniel Carvalho de Rezende, UFLA - Universidade Federal de Lavras

    Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente da UFLA.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)