CONSTRUINDO CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO DO PROGRAMA DE ARTICULAÇÃO EBEP NO SENAI-PE

Autores

Resumo

O estudo aborda a relevância da sustentabilidade na educação profissional e tecnológica (EPT), analisando o Programa Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) uma iniciativa da articulação entre Sistema S e governo federal. O objetivo foi investigar, a partir da perspectiva dos colaboradores do Senai-PE, os benefícios do Programa Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) em relação às práticas voltadas para a sustentabilidade. O estudo é aplicado, de abordagem qualitativa, de cunho descritivo-exploratório. Foi realizado um estudo de caso na ETS Areias, em Pernambuco, onde foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com sete colaboradores, incluindo gestores e docentes do programa. A pesquisa bibliográfica na base Web of Science reforçou o embasamento teórico. Os resultados destacam a importância do EBEP para a EPT e na preparação dos estudantes para o mundo de trabalho, principalmente na promoção do uso consciente dos recursos naturais e na integração tecnológica com viés sustentável. Apesar da descontinuidade da realização do programa em algumas unidades do Senai, devido a mudanças estruturais na Educação Nacional com o advento do Novo Ensino Médio, o EBEP deixa um legado. Em geral, as percepções dos colaboradores ressaltaram o viés sustentável proporcionado pelo programa, contribuindo para uma formação de profissionais mais crítica relacionada ao meio ambiente no cenário contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Anderson Gois Marques da Cunha, Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) / Programa de Pós-graduação em Administração (Propad)

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad/UFPE) na linha de pesquisa Organização e Sociedade e no eixo das Redes sociotécnicas, competências profissionais e trabalho (RSCPT). Possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (Fcap/UPE), especialização em Ensino a Distância (UNIP) e Gestão Financeira (UNIFAFIRE). Bacharelado em Administração (UNIFAFIRE). Atuação como tutor e docente no ensino superior, sendo professor substituto em Administração, com ênfase em Economia e Finanças (Fcap/UPE). Avaliador no banco de avaliadores Basis (INEP/MEC). Pesquisador no grupo de estudos em infraestrutura produtiva e logística para o desenvolvimento local sustentável (UPE) e no núcleodeinovação social em políticas públicas - NISP (Fundaj). Experiência profissional no setor bancário e Terceiro Setor, com pesquisas na área de Educação, Finanças, Sustentabilidade e Políticas Públicas.

  • Emanuel Ferreira Leite, Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE)

    Pós-doutor em Inovação e Empreendedorismo (Universidade de Aveiro, Portugal). Doutor em Ciências da Engenharia (Universidade de Porto). Professor Adjunto (FCAP/UPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

  • José Luiz Alves, Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE)

    Doutor em Geografia (UFPE). Professor Adjunto (FCAP/UPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

  • Milena Alves dos Santos de Almeida, Faculdade Alpha / Grupo Gênese de Educação (GGE)

    Licenciada em Pedagogia (Faculdade Alpha). Professora da Educação Infantil (GGE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-21