CONSTRUINDO CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO DO PROGRAMA DE ARTICULAÇÃO EBEP NO SENAI-PE
Resumo
O estudo aborda a relevância da sustentabilidade na educação profissional e tecnológica (EPT), analisando o Programa Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) uma iniciativa da articulação entre Sistema S e governo federal. O objetivo foi investigar, a partir da perspectiva dos colaboradores do Senai-PE, os benefícios do Programa Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) em relação às práticas voltadas para a sustentabilidade. O estudo é aplicado, de abordagem qualitativa, de cunho descritivo-exploratório. Foi realizado um estudo de caso na ETS Areias, em Pernambuco, onde foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com sete colaboradores, incluindo gestores e docentes do programa. A pesquisa bibliográfica na base Web of Science reforçou o embasamento teórico. Os resultados destacam a importância do EBEP para a EPT e na preparação dos estudantes para o mundo de trabalho, principalmente na promoção do uso consciente dos recursos naturais e na integração tecnológica com viés sustentável. Apesar da descontinuidade da realização do programa em algumas unidades do Senai, devido a mudanças estruturais na Educação Nacional com o advento do Novo Ensino Médio, o EBEP deixa um legado. Em geral, as percepções dos colaboradores ressaltaram o viés sustentável proporcionado pelo programa, contribuindo para uma formação de profissionais mais crítica relacionada ao meio ambiente no cenário contemporâneo.
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