PESQUISA SOBRE EMPRESAS DE CONFECÇÃO DE TAPETES ARTESANAIS NA CIDADE DE CAMPANHA - MG

Autores

  • Cosme Pena Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Lara J. Ribeiro Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Rafael S. Tomaz Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Rosiane A. Pereira Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Andre S. Garcia Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Este estudo busca mapear os processos de gestão das empresas de confecção de tapetes artesanais da cidade de Campanha, Minas Gerais com objetivo de identificar seu perfil, entender seus métodos de gestão, sua visão de mercado e seus valores. Como processo metodológico, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com os proprietários das empresas. Foram selecionadas, do universo das empresas da cidade, seis delas: três de pequeno porte e três de maior porte. Foram apresentadas questões de natureza objetiva e de natureza subjetiva sobre os principais temas de gestão. Os resultados das entrevistas foram tabulados para melhor visualização e compreensão. Separados por tema e divididos por empresas (menores e maiores), de modo a permitir uma comparação mais eficaz e uma análise mais eficiente. Embora ditas “artesanais”, as empresas de Campanha adotam métodos industriais na confecção dos tapetes. Compram a matéria prima industrializada e utilizam-se de teares mecanizados. Demonstrou-se que fazem um rigoroso acompanhamento de custos, focando na qualidade final do produto. Não tendo um departamento de Pessoas formal, para a contratação de mão de obra, utilizam-se de indicação ou recomendação, mas exigem experiência e comprometimento. As empresas mais novas utilizam-se de divulgação dos produtos em redes sociais e web, mas nenhuma delas tem um departamento de marketing formal. Entende-se que isso se deve a que possuem canais de venda específicos com clientes fixos e revendedores. Independente do porte da empresa, verificou-se que seu mercado abrange o território nacional. E finalmente, ficou claro que apesar de pequenas, as empresas em Campanha tem um perfil muito profissional, seja na produção, na gestão ou no relacionamento com os clientes.

Biografia do Autor

  • Cosme Pena, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Graduando no último período do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Campanha.

     

  • Andre S. Garcia, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atua com pesquisas relacionadas à Empreendedorismo e Finanças. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando no curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais. Foi coordenador do curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais (UEMG/Campanha) entre 2019 e 2021. Foi professor da Universidade Federal de Alfenas, no curso de bacharelado interdisciplinar em Economia.

Downloads

Publicado

2024-10-21