PESQUISA SOBRE EMPRESAS DE CONFECÇÃO DE TAPETES ARTESANAIS NA CIDADE DE CAMPANHA - MG
Resumo
Este estudo busca mapear os processos de gestão das empresas de confecção de tapetes artesanais da cidade de Campanha, Minas Gerais com objetivo de identificar seu perfil, entender seus métodos de gestão, sua visão de mercado e seus valores. Como processo metodológico, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com os proprietários das empresas. Foram selecionadas, do universo das empresas da cidade, seis delas: três de pequeno porte e três de maior porte. Foram apresentadas questões de natureza objetiva e de natureza subjetiva sobre os principais temas de gestão. Os resultados das entrevistas foram tabulados para melhor visualização e compreensão. Separados por tema e divididos por empresas (menores e maiores), de modo a permitir uma comparação mais eficaz e uma análise mais eficiente. Embora ditas “artesanais”, as empresas de Campanha adotam métodos industriais na confecção dos tapetes. Compram a matéria prima industrializada e utilizam-se de teares mecanizados. Demonstrou-se que fazem um rigoroso acompanhamento de custos, focando na qualidade final do produto. Não tendo um departamento de Pessoas formal, para a contratação de mão de obra, utilizam-se de indicação ou recomendação, mas exigem experiência e comprometimento. As empresas mais novas utilizam-se de divulgação dos produtos em redes sociais e web, mas nenhuma delas tem um departamento de marketing formal. Entende-se que isso se deve a que possuem canais de venda específicos com clientes fixos e revendedores. Independente do porte da empresa, verificou-se que seu mercado abrange o território nacional. E finalmente, ficou claro que apesar de pequenas, as empresas em Campanha tem um perfil muito profissional, seja na produção, na gestão ou no relacionamento com os clientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).