CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL ISO 14001 NO BRASIL
UMA ANÁLISE QUANTITATIVA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2022
Resumo
A utilização da norma ISO 14001 como ferramenta de adequação e melhoria empresarial ganhou importância frente às questões ambientais globais. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da evolução da quantidade de certificações ISO 14001 no Brasil, entre 2010 e 2022. Para esses propósitos, realizou-se um levantamento de dados a partir do Sistema de Gerenciamento de Certificados do INMETRO. Entre as regiões brasileiras com mais certificações emitidas destacaram-se o Sudeste e o Sul, esse predomínio ocorreu devido à presença de muitas empresas e parques industriais consolidados. Por outro lado, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste apresentaram baixo percentual de emissão de certificados. A disseminação da certificação no território brasileiro é heterogênea, concretizada por inconstâncias de crescimento ao longo dos anos. No entanto, apesar dos desafios, a adoção da ISO 14001 traz inúmeros benefícios para as empresas. Além de demonstrar compromisso com a sustentabilidade, a certificação pode abrir portas para novas oportunidades de negócio, uma vez que os clientes têm se tornado cada vez mais conscientes com a questão ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).