PRÁTICAS DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE À LUZ DA POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO
Resumo
Este artigo apresenta como objetivo principal descrever as práticas do Plano de Logística Sustentável (PLS), no âmbito dos Tribunais de Justiças da região Centro-Oeste do Brasil, à Luz da Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados junto aos websites dos Tribunais de Justiça da região Centro-oeste. Utilizou-se da técnica análise de conteúdo para análise dos dados. O estudo identificou que os Tribunais de Justiça do Centro-Oeste têm se esforçado para incorporar práticas sustentáveis em suas operações, mas ainda enfrentam obstáculos significativos, como a necessidade de conscientização e engajamento dos servidores. Além disso, o estudo identificou uma confusão entre componentes do PLS, como indicadores de avaliação, sendo assim, destaca-se a importância da criação de indicadores de desempenho para monitorar e avaliar a efetividade e eficácia das práticas sustentáveis adotadas pelas instituições. Por fim, para pesquisas futuras, sugere-se a realização de estudos que aprofundem a análise dos desafios enfrentados pelos tribunais de justiça do Centro-Oeste na adoção de práticas sustentáveis, bem como a elaboração de proposta de indicadores para avaliação da PLS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).