PRÁTICAS DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE À LUZ DA POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo principal descrever as práticas do Plano de Logística Sustentável (PLS), no âmbito dos Tribunais de Justiças da região Centro-Oeste do Brasil, à Luz da Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados junto aos websites dos Tribunais de Justiça da região Centro-oeste. Utilizou-se da técnica análise de conteúdo para análise dos dados. O estudo identificou que os Tribunais de Justiça do Centro-Oeste têm se esforçado para incorporar práticas sustentáveis em suas operações, mas ainda enfrentam obstáculos significativos, como a necessidade de conscientização e engajamento dos servidores. Além disso, o estudo identificou uma confusão entre componentes do PLS, como indicadores de avaliação, sendo assim, destaca-se a importância da criação de indicadores de desempenho para monitorar e avaliar a efetividade e eficácia das práticas sustentáveis adotadas pelas instituições. Por fim, para pesquisas futuras, sugere-se a realização de estudos que aprofundem a análise dos desafios enfrentados pelos tribunais de justiça do Centro-Oeste na adoção de práticas sustentáveis, bem como a elaboração de proposta de indicadores para avaliação da PLS.

Biografia do Autor

  • Tatiana Barbosa Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Administração pela Faculdade de Campo Grande (2001). Especialização em Gestão Pública e Terceiro Setor pelo Centro Universitário de Campo Grande(2003). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela PECEGE/ESALQ/USP (2015). Especialização em Gestão Ambiental pela UCAMPROMINAS. Especialização em Gestão Judiciária pela UFMS (2019). Especialização em Tutoria em Educação à Distância (2023). MBA Executivo em Gestão Ambiental (2022). Mestranda em Administração Pública (PROFIAP-UFMS). Analista Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, lotada na Escola Judicial - Ejud-MS.

  • Luana Rodrigues Paraguassu, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – ESAN/UFMS, em andamento. Especialista em Teoria do Estado, Relações Privadas e Processo (2017). Especialista em Advocacia Cível (2016). Graduada em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2008). Coordenadora de Ações de Ensino Jurídico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Professora conteudista e tutora a distância de cursos on-line e professora facilitadora dos cursos presenciais da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD-MS). Compõe o banco de docentes da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul. Foi coordenadora e professora de cursos técnicos profissionalizantes na área de Direito do Estado de Mato Grosso do Sul entre 2012 e 2015. Foi Assessoria Jurídica do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 2009. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.

  • Silvio Paula Ribeiro, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutorado em Ciências Contábeis pela (UNISINOS) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), mestrado em Engenharia de Produção pela (UNIMEP) Universidade Metodista de Piracicaba (2005), especialização em Administração Contábil e Controladoria pelo (UNIFEV) Centro Universitário de Votuporanga (2000) e graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga (1994). Atualmente é professor associado da (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Atua nos cursos de graduação (Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção) com o conteúdo de contabilidade e gestão de custos. Docente no mestrado profissional em Administração Pública (PROFIAP/ESAN/UFMS).

  • Gemael Chaebo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFMS). Professor Associado 1 do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Nova Andradina. Doutor em Administração pela Universidade de Brasília, área de interesse em Administração Pública e Políticas Públicas. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com ênfase em Agronegócio. Áreas de interesse em pesquisa: Administração Pública, Implementação de Políticas Públicas, Políticas Públicas de Saúde e Coprodução de Políticas Públicas

Downloads

Publicado

2025-03-05