CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E CRÉDITOS DE CARBONO: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA CIENTÍFICA
Resumo
Diante da atual relevância ambiental e empresarial dos créditos de carbono, este estudo objetivou apresentar o cenário das produções científicas relacionadas às temáticas de créditos de carbono e contabilidade na base de dados Web of Science. Para isso, metodologicamente, adotou-se uma pesquisa bibliométrica, descritiva e quantitativa. A coleta dos dados foi realizada na base Web of Science, por meio da tradução dos termos de busca para o inglês, contemplando todo o período de publicação até 2023. No total, verificaram-se 904 produções, que foram analisadas de modo geral sobre áreas temáticas, tipo de documentos, ano das publicações, principais autores, países e idiomas das publicações. Em seguida, apuraram-se os índices de citação. Complementarmente, analisaram-se os tópicos relacionados aos temas de créditos de carbono e contabilidade, por meio dos quais calcularam-se os índices h-b e m. Por fim, identificaram-se os hot topics. Os resultados revelaram uma natureza interdisciplinar, com predominância nas áreas de contabilidade e gestão, concentradas principalmente em países desenvolvidos, como China, EUA e Inglaterra. As principais áreas temáticas abordadas foram meio ambiente, ecologia, engenharia e tecnologia, indicando um mercado emergente para o desenvolvimento sustentável e o papel da contabilidade. O principal tipo de produção foi o artigo em inglês. Wiedmann e Lenzen foram autores que se destacaram, seja pela quantidade de produções, seja pelo índice de citações. O estudo também identificou “Consumo” e “Energia” como hot topics, indicando áreas com alto impacto e relevância acadêmica. Cabe destacar que estudos bibliométricos enriquecem a compreensão da contabilidade socioambiental, fornecendo conhecimentos práticos e teóricos para futuras pesquisas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).