ANÁLISE DE DESEMPENHO TÉCNICO, FINANCEIRO E ECONÔMICO NA PRODUÇÃO DE SOJA NA SAFRA 2022/23: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADE NO MUNICÍPIO DE ÁGUA SANTA, RS
Resumo
O desempenho econômico de uma propriedade agrícola pode ser influenciado por diversos fatores, estes podendo ser através das leis de mercado ou a partir das escolhas realizadas pelo proprietário. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou analisar o desempenho financeiro e econômico do cultivo da soja em uma propriedade agrícola situada na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Todo o levantamento foi realizado na propriedade, onde foi realizada a descrição da atividade de sojicultura, assim como os implementos e maquinários utilizados. Também foram contabilizados todos os custos e renda obtidas com a produção. O parâmetro de análise de desempenho técnico, financeiro e econômico utilizado foi a produtividade média (sc.ha-1), o índice de lucratividade (%) e o índice de rentabilidade (%), respectivamente. Em termos de desempenho técnico, foi constatada uma produtividade de 45,17 sc.ha-1. O índice de lucratividade da produção de soja nessa propriedade foi de 7% enquanto o índice de rentabilidade total encontrado foi de 0,27%. Embora alcançando receita líquida positiva, R$ 39.933,48, a ocorrência de estiagem em momentos cruciais do desenvolvimento da cultura da soja foi considerado o principal agravante aos baixos indicadores encontrados. A venda da produção em momentos de maior valorização do grãos seria uma possibilidade de melhoria dos indicadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).