EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E O NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a educação empreendedora no ensino médio a partir das reflexões dos estudantes de uma escola pública. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se do grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação sistemática como técnicas de coleta de dados. Foram realizados dois grupos focais formados por estudantes de uma escola pública sergipana. A análise de conteúdo foi a estratégia utilizada para analisar os relatos dos estudantes, a partir de suas experiências na educação empreendedora. Diante dos resultados foi possível conhecer o perfil socioeconômico dos estudantes, os conhecimentos adquiridos sobre empreendedorismo e os desafios encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem. Como contribuição destacamos que a Educação Empreendedora desenvolve a mentalidade empreendedora dos estudantes, ampliando a compreensão e de como percebem o empreendedorismo. Este artigo se mostra relevante para aprofundar e inovar nas futuras pesquisas sobre Educação Empreendedora no ensino médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).