A SAGA DE UM EMPREENDEDOR EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DE POVOS DA FLORESTA POR MEIO DA TECNOLOGIA SOCIAL ENCAUCHADOS DE VEGETAIS DA AMAZÔNIA
Resumo
Francisco Samonek, um visionário educador e empreendedor social, fundou o Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (POLOPROBIO) na Amazônia brasileira. Confrontado com os desafios econômicos e sociais que afetavam a produção de borracha, desenvolveu a Tecnologia Social "Encauchados de Vegetais da Amazônia". Esta tecnologia inovadora visou explorar de forma sustentável a borracha nativa da floresta, agregando valor aos produtos extraídos. Francisco treinou extrativistas locais para que pudessem produzir artesanalmente produtos de borracha, formando, cooperativas ou pequenos negócios familiares. Todo o trabalho era realizado na floresta, sem o uso de máquinas ou eletricidade, promovendo empregos e um modo de vida sustentável. Os produtos geravam renda para as comunidades, valorizando o papel das mulheres e promovendo a equidade de gênero, autonomia e direitos civis. A iniciativa de Francisco tornou-se um caso de sucesso, promovendo empregos e renda, incentivando técnicas e produtos sustentáveis e garantindo a conservação ambiental. O projeto demonstrou como a inovação social pode impulsionar o desenvolvimento econômico e valorizar a, biodiversidade. A floresta amazônica continuou a ser protegida e valorizada, graças aos esforços de Francisco e das comunidades locais, que juntos escreveram uma história de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).