EMPREENDEDORISMO SOCIAL
UM CASO DE ENSINO SOBRE A ONG CLUBE DO GATO E UMA PARCEIRA ESTRATÉGICA
Resumo
O presente caso de ensino tem como objetivo demonstrar como os princípios da teoria effectuation podem ser aplicados no contexto do empreendedorismo social, utilizando como caso de ensino a ONG Clube do Gato. A história dessa ONG, liderada por Cecília, destaca uma jornada de empreendedorismo e dedicação à adoção responsável de aproximadamente 1700 gatos. Embora ações fossem tomadas pela ONG, Cecília sentia que apenas “enxugava gelo” diante das dificuldades financeiras encontradas. Nesse cenário, surgiu uma nova ideia: a criação de um segundo negócio social, agora rentável, onde parte dos lucros seriam destinadas para o apoio à ONG Clube do Gato e a outras ONGs locais. A expansão desse segundo negócio parceiro levou a novos desafios e, nesse contexto, Cecília recebeu uma proposta de sociedade com um grupo empresarial, a qual lhe gerou um dilema de decidir se deveria aceitar ou não a proposta. O presente caso de ensino se mostra relevante e original por abordar como uma ONG, por meio de práticas de effectuation e parcerias estratégicas, consegue se manter ativa em prol do bem-estar animal, contribuindo para discussões em diversas disciplinas como Empreendedorismo, Empreendedorismo Social, Marketing e Responsabilidade Socioambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).