O RESGATE DE MARIAS
A IDENTIDADE FERIDA DE MULHERES E O EMPREENDEDORISMO COMO ALTERNATIVA PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Resumo
Este artigo investiga como a violência doméstica afeta a identidade empreendedora de mulheres em situação de vulnerabilidade, adotando uma abordagem qualitativa. As participantes, atendidas pela Patrulha Maria da Penha, em Curitiba e Região Metropolitana, foram entrevistadas para explorar suas percepções sobre a violência e a possibilidade de se tornarem empreendedoras. A pesquisa qualitativa permitiu captar os sentidos atribuídos pelas participantes às suas experiências e à autonomia financeira. Os principais resultados indicam que as mulheres financeiramente dependentes permanecem mais tempo em relações abusivas, enquanto aquelas com experiência empreendedora conseguem romper com o ciclo de violência mais rapidamente. O empreendedorismo é visto como uma alternativa viável para a autonomia financeira e emocional, mas as participantes enfrentam desafios como falta de apoio familiar e acesso a recursos financeiros. A pesquisa também revelou que a maternidade desempenha um papel central na construção da identidade das mulheres, influenciando suas decisões. A análise sugere que, além de ensinar habilidades técnicas, é essencial promover o fortalecimento da autoestima e autoconfiança para que o empreendedorismo possa ser uma ferramenta eficaz na ruptura do ciclo de violência. As mulheres entrevistadas que já tinham empreendido demonstraram maior facilidade em visualizar um futuro independente, enquanto aquelas sem experiência expressaram maior insegurança
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).