VOZES LOCAIS, ENERGIA GLOBAL
UM ESTUDO SOBRE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA EM PROJETOS EÓLICOS
Resumo
Para assegurar uma transição eficaz dos combustíveis fósseis para fontes de energia mais sustentáveis, é imprescindível angariar o respaldo das comunidades locais e contar com um planejamento estratégico por parte dos órgãos governamentais em âmbito federal, estadual e/ou municipal. Contudo, em muitas instâncias, a contribuição e envolvimento da comunidade local na implementação de empreendimentos de grande porte são negligenciados, resultando em situações de injustiça ambiental. Para expandir a análise dessa questão em constante evidência, é imperativo investigar como a interação entre a comunidade e os projetos de energia eólica tem se desdobrado. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo realizar um mapeamento da produção científica que aborda a integração entre participação comunitária e implantação de usinas eólicas. O estudo empregou uma abordagem descritivo-exploratória e a metodologia bibliométrica, analisando a produção científica de 2010 a 2024 por meio da plataforma Web of Science (CAPES) e do software VOSviewer. Um dos principais achados dos estudos é a recorrente constatação de que a participação comunitária tem sido um ponto problemático em diversos contextos analisados. Isso se deve frequentemente à prevalência dos interesses dos empresários e do governo sobre as necessidades das comunidades. Como resultado, a participação popular nos processos decisórios de implantação de usinas eólicas é frequentemente ignorada ou vista apenas como uma formalidade, e não como um meio legítimo e eficaz. Conclui-se que esta lacuna, centrada na não participação comunitária, é um dos principais obstáculos para o avanço da energia eólica globalmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).