A PEGADA ECOLÓGICA COMO UM INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O CASO DA CIDADE DE FORTALEZA/CE

Autores

Resumo

A promoção do desenvolvimento sustentável é uma questão global que engloba diversas dimensões, como a econômica, social, ambiental e política. Desde 2012, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) do município de Fortaleza/CE tem medido a Pegada Ecológica da cidade como parte da Política de Desenvolvimento Urbano do Baixo Carbono. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o indicador de sustentabilidade Pegada Ecológica como ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável na cidade de Fortaleza. O estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa com entrevistas semiestruturadas, baseada no círculo hermenêutico dialético (CHD) com inspiração construtivista de quarta geração. Os resultados indicam que a Pegada Ecológica é uma ferramenta técnica eficaz para medir os níveis de sustentabilidade da cidade, fornecendo estratégias úteis para a tomada de decisões. No entanto, é necessário fortalecer a dimensão social do desenvolvimento sustentável na cidade, especialmente incentivando a participação popular.

Biografia do Autor

  • Nicole Stephanie Florentino de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Ceará
    Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Mestra em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Bacharela em Ciências Ecônomicas (UFC).
  • Gil Célio de Castro Cardoso, Universidade Federal do Ceará
    Professor titular da Universidade Federal do Ceará - Departamento de estudos interdisciplinares
  • Antônio Jackson Alcântara Frota, Universidade Federal do Ceará
    Pós-doutorado em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Doutor e mestre em Administração de Empresas (UNIFOR). Especialista em Assessoria Executiva e em Gestão Público Privada (UFC). Bacharel em Administração (UNIFOR).
  • Paulo Torres Junior, Universidade Estadual do Ceará
    Doutorando em Administração (UECE). Mestre em Avaliação de Políticas Publicas (UFC). Bacharel em Administração de Empresas (UECE) e em Direito (UFC). Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-11-02