O QUE EU GANHO COM ISSO? UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS PROVENIENTES DE RELAÇÕES ESTABELECIDAS EM UM ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR

Autores

Resumo

Os Ecossistemas Empreendedores têm ganhado destaque crescente nas agendas de pesquisa ao redor do mundo nos últimos anos, especialmente a partir de 2017, refletindo um aumento significativo no volume de estudos dedicados ao tema na comunidade acadêmica. Apesar desse avanço, as dinâmicas que constituem as relações entre os atores que compõem esses ecossistemas permanecem pouco exploradas, carecendo de maior aprofundamento teórico e prático. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar os benefícios e/ou ganhos obtidos por startups a partir das relações estabelecidas com as universidades e com outras startups no ecossistema empreendedor do estado de Sergipe. Metodologicamente, esse estudo possui natureza qualitativa, adota uma abordagem exploratória e descritiva para compreender a existência ou não de benefícios advindos das relações construídas pelos atores estudados no Ecossistema Empreendedor de Sergipe. Utiliza a estratégia de estudo qualitativo básico (Merriam, 1998) e análise de conteúdo (Bardin, 2016) para interpretar os dados. Foram realizadas 22 entrevistas, sendo 15 com empreendedores de startups e 7 com profissionais de universidades, garantindo uma visão estratégica e aprofundada do tema. Os resultados revelaram a existência de benefícios claros e concretos proporcionados pelas relações dentro desse ambiente. Ambos os grupos analisados – startups e universidades – relataram ganhos percebidos, evidenciando a relevância dessas conexões. No entanto, foi constatado que as relações entre startups se mostram significativamente mais produtivas e vantajosas quando comparadas às interações entre startups e universidades, sugerindo uma maior sinergia e impacto colaborativo entre essas empresas.

Biografia do Autor

  • Marcelo Rezende Martins, Universidade Federal de Sergipe

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/Brasil).

  • Maria Elena León Olave, Universidade Federal de Sergipe

    Pós-Doutora em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Universidade do Minho (Minho/Portugal). Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/Brasil).

  • José Lucas Brandão Costa, Universidade Federal de Sergipe

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/Brasil). Professor Substituto no Instituto Federal de Alagoas (Maceió/Brasil).

  • Rúbia Oliveira Corrêa, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (Curitiba/Brasil). Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/Brasil).

Publicado

2025-08-30