O USO DE MECANISMOS DE INTERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE ATORES DE UM ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR

Autores

Resumo

O conceito de Ecossistemas Empreendedores vem sendo bastante abordado nos últimos anos e tem sido alvo de um número crescente de pesquisas a partir do ano de 2017, recebendo grande atenção dos pesquisadores e se tornado alvo da agenda de pesquisas de diversos estudiosos pelo mundo. No entanto, ainda existem nuances a serem exploradas em tais ecossistemas. Uma delas, se refere às relações constituídas entre os atores que os compõem e, por consequência, as interfaces ou canais de comunicação utilizados para estabelecê-las. Tais relações, denominadas como mecanismos de interação, são o foco desta pesquisa, que teve por objetivo identificar os mecanismos de interação utilizados nas relações estabelecidas entre startups e universidades integrantes do ecossistema empreendedor sergipano. Metodologicamente, esse estudo possui natureza qualitativa, adota uma abordagem exploratória e descritiva para compreender as relações no Ecossistema Empreendedor de Sergipe. Utiliza a estratégia de estudo qualitativo básico (Merriam, 1998) e análise de conteúdo (Bardin, 2016) para interpretar os dados. Foram realizadas 22 entrevistas, sendo 15 com empreendedores de startups e 7 com profissionais de universidades, garantindo uma visão estratégica e aprofundada do tema. Verificou-se que os principais mecanismos de interação utilizados neste ecossistema são WhatsApp e a participação em eventos, e que esses mecanismos são muito importantes para facilitar a construção e manutenção de relações dentro do referido Ecossistema Empreendedor.

Biografia do Autor

  • Marcelo Rezende Martins, Universidade Federal de Sergipe

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2023). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (2019) pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe. Bacharel em Administração (2013) pela Universidade Federal de Sergipe.

  • Maria Elena León Olave, Universidade Federal de Sergipe

    Pós-Doutora em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Universidade do Minho - Portugal (2020) . Possui Graduação em Ciências Contábeis e Administrativas - Universidade Del Valle- Cali- Colômbia em 1992. Obteve seu Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003). Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe e Docente nos Programas de Pós -Graduação em Administração - PROPADM/UFS e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede -PROFIAP.

  • José Lucas Brandão Costa, Universidade Federal de Sergipe

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe / Docente Substituto no Instituto Federal de Alagoas

  • Rubia Oliveira Corrêa, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (Curitiba/Brasil). Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/Brasil).

Publicado

2025-08-30