O USO DE MECANISMOS DE INTERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE ATORES DE UM ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR
Resumo
O conceito de Ecossistemas Empreendedores vem sendo bastante abordado nos últimos anos e tem sido alvo de um número crescente de pesquisas a partir do ano de 2017, recebendo grande atenção dos pesquisadores e se tornado alvo da agenda de pesquisas de diversos estudiosos pelo mundo. No entanto, ainda existem nuances a serem exploradas em tais ecossistemas. Uma delas, se refere às relações constituídas entre os atores que os compõem e, por consequência, as interfaces ou canais de comunicação utilizados para estabelecê-las. Tais relações, denominadas como mecanismos de interação, são o foco desta pesquisa, que teve por objetivo identificar os mecanismos de interação utilizados nas relações estabelecidas entre startups e universidades integrantes do ecossistema empreendedor sergipano. Metodologicamente, esse estudo possui natureza qualitativa, adota uma abordagem exploratória e descritiva para compreender as relações no Ecossistema Empreendedor de Sergipe. Utiliza a estratégia de estudo qualitativo básico (Merriam, 1998) e análise de conteúdo (Bardin, 2016) para interpretar os dados. Foram realizadas 22 entrevistas, sendo 15 com empreendedores de startups e 7 com profissionais de universidades, garantindo uma visão estratégica e aprofundada do tema. Verificou-se que os principais mecanismos de interação utilizados neste ecossistema são WhatsApp e a participação em eventos, e que esses mecanismos são muito importantes para facilitar a construção e manutenção de relações dentro do referido Ecossistema Empreendedor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).