MÉTODO OU PROCESSO? UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ

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Resumo

A Educação Empreendedora (EE) tem se consolidado como um eixo estratégico na Educação Básica brasileira, visando o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo discente. Contudo, existe uma tensão entre o discurso político de fomento à liberdade e os desafios de uma implementação que pode recair em modelos prescritivos. Este artigo investiga essa contradição a partir do questionamento: de que forma a disciplina de Empreendedorismo na Educação Integral do Paraná dialoga com uma perspectiva de ensino crítica e humanista? O objetivo é analisar criticamente a concepção e a estrutura curricular da referida política pública. A pesquisa, de abordagem qualitativa e cunho interpretativista, configura-se como um estudo de caso instrumental, realizado por meio da análise documental de diretrizes oficiais e de materiais pedagógicos de referência. A análise de conteúdo, fundamentada em um arcabouço teórico multidisciplinar, revela uma dualidade fundamental: enquanto o discurso da política evoca uma pedagogia humanista (Rogers, 1969) e um método de ensino criativo (Silva; Mancebo; Mariano, 2017), sua estrutura curricular opera como um processo linear, característico do Poder Disciplinar (Foucault, [1975], 2014). Conclui-se que a política paranaense corre o risco de produzir uma autonomia governada, moldando subjetividades alinhadas a uma lógica de mercado, em vez de uma emancipação genuína. A figura do docente emerge como o agente central, cuja formação crítica é crucial para mediar as tensões entre a promessa de liberdade e a prática do controle.

Biografia do Autor

  • Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pelo Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE, 2020), é Mestra e Doutoranda em Políticas Públicas, na linha de pesquisa 'Tecnologia, Regulação e Sociedade', pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (4P/UFPR, 2023-). Desenvolve pesquisas voltadas à implementação de políticas públicas relacionadas à violência de gênero, investigando suas articulações territoriais e os elementos discricionários. Possui experiência nas áreas de Geografia do Feminicídio, Políticas Públicas, Geografias Feministas e das Sexualidades, além de Ensino de Geografia. Atua como pesquisadora nos grupos GEPEDE Grupo de Estudos em Perspectivas sobre o Desenvolvimento (UFPR/CNPq) e GEPGPP Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Políticas Públicas (UFPR/CNPq).

  • Pedro Neves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com bolsa pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2023-). Mestre em Administração pela Universidade Positivo (UP, 2008). Graduado em Administração Pública Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2022) e em Ciências Econômicas pela mesma instituição (1998). MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2000). Possui 25 anos de experiência como executivo na área de administração, com ênfase em gestão comercial em grandes empresas, como Cia Hering, Fiat Automóveis e Grupo Positivo. Atuou como docente em disciplinas de gestão do conhecimento, planejamento, administração, economia, empreendedorismo e inovação. Desenvolve pesquisas nas áreas de inovação tecnológica, redes organizacionais, gestão do conhecimento, estratégias corporativas e gestão pública.

Publicado

2025-11-22