MÉTODO OU PROCESSO? UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ
Resumo
A Educação Empreendedora (EE) tem se consolidado como um eixo estratégico na Educação Básica brasileira, visando o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo discente. Contudo, existe uma tensão entre o discurso político de fomento à liberdade e os desafios de uma implementação que pode recair em modelos prescritivos. Este artigo investiga essa contradição a partir do questionamento: de que forma a disciplina de Empreendedorismo na Educação Integral do Paraná dialoga com uma perspectiva de ensino crítica e humanista? O objetivo é analisar criticamente a concepção e a estrutura curricular da referida política pública. A pesquisa, de abordagem qualitativa e cunho interpretativista, configura-se como um estudo de caso instrumental, realizado por meio da análise documental de diretrizes oficiais e de materiais pedagógicos de referência. A análise de conteúdo, fundamentada em um arcabouço teórico multidisciplinar, revela uma dualidade fundamental: enquanto o discurso da política evoca uma pedagogia humanista (Rogers, 1969) e um método de ensino criativo (Silva; Mancebo; Mariano, 2017), sua estrutura curricular opera como um processo linear, característico do Poder Disciplinar (Foucault, [1975], 2014). Conclui-se que a política paranaense corre o risco de produzir uma autonomia governada, moldando subjetividades alinhadas a uma lógica de mercado, em vez de uma emancipação genuína. A figura do docente emerge como o agente central, cuja formação crítica é crucial para mediar as tensões entre a promessa de liberdade e a prática do controle.
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