ESTEREÓTIPOS E DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO FINANCIAMENTO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA AS MULHERES

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise dos estereótipos e discriminação de gênero enfrentados por organizações sociais focadas no empreendedorismo feminino, tendo como estudo de caso o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) e os obstáculos que enfrenta para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e apoiar a geração de renda. Por meio de uma metodologia que combina análise de dados internos do IRME, estudos externos e entrevistas com suas líderes, o trabalho demonstra como a organização, ao desenvolver metodologias e estratégias inovadoras para superar as dificuldades na captação de recursos, comprova que investir no potencial feminino não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também gera projetos de significativo impacto social. O estudo evidencia as desigualdades de gênero presentes no ecossistema de financiamento de organizações sociais, revelando os desafios estruturais que dificultam a promoção do empoderamento feminino e destacando a necessidade urgente de superar os estereótipos de gênero que limitam o acesso a recursos para iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das mulheres.

Biografia do Autor

  • Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

    Professora titular do Programa de Pós-graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP), onde atua como professora, pesquisadora e líder da linha de pesquisa Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis (IEN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2) e Editora Científica do International Journal of Innovation (IJI). Psicóloga, Mestre em Educação, Doutorado em Administração, Pós-Doutorado em Empreendedorismo e Competências Empreendedoras e Livre-docente na área de Recursos Humanos pela FEARP/USP. Pesquisadora Visitante na Bradley University, Illinois, Estados Unidos. Integra o Comitê de Ética da ANPAD, Conselho Consultivo ANEGEPE. Coordena o tema Empreendedorismo do SEMEAD e Líder da linha de pesquisa em Empreendedorismo Feminino no ENANPAD, SINGEP e EMPRAD. Professora de Método de Pesquisa Qualitativo (Mestrado e Doutorado) e Empreendedor e suas Emoções (PPGA/UNINOVE). Interesse em investigações sobre Empreendedorismo de Grupos Minorizados, empreendedorismo feminino, mulheres pretas, sobre aspectos psicológicos, emocionais, afetivos e cognitivos do comportamento empreendedor.

  • Alice Salvo Sosnowski

    Mestre em empreendedorismo pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2023), participou do curso 10000 mulheres: Empreendedorismo e Novos Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e IE Business School (2011), especialista em jornalismo social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2005) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1999). Atua como professora, pesquisadora e palestrante na área de empreendedorismo, negócios, transformações no trabalho, competências, desenvolvimento de soft skills, diversidade e gênero. Já ministrou aulas em instituições como PUC-SP, Senac, Sebrae, Insper, Miami Ad School e Fatec. Atualmente, é professora de graduação no IED-SP e de pós-graduação na Faculdade Belas Artes. Foi curadora da Virada Empreendedora e Fórum Empreendedoras, da Rede Mulher Empreendedora - RME e participou de eventos como Startup Weekend, Acelera Startup e Empreenda. Eleita Linkedin Top Voice em 2019, foi colunista do UOL e do portal Exame.com. Autora dos livros Soft Skills para carreira, vida e negócios (2024) e Empreendedorismo para leigos (2018) pela Editora Alta Books; e também da Coleção Faça Acontecer (2016), pela Editora Alaúde e coautora da obra Folhas do tempo (1998) pela Editora UFMG.

Publicado

2025-09-05