ESTEREÓTIPOS E DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO FINANCIAMENTO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA AS MULHERES
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise dos estereótipos e discriminação de gênero enfrentados por organizações sociais focadas no empreendedorismo feminino, tendo como estudo de caso o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) e os obstáculos que enfrenta para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e apoiar a geração de renda. Por meio de uma metodologia que combina análise de dados internos do IRME, estudos externos e entrevistas com suas líderes, o trabalho demonstra como a organização, ao desenvolver metodologias e estratégias inovadoras para superar as dificuldades na captação de recursos, comprova que investir no potencial feminino não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também gera projetos de significativo impacto social. O estudo evidencia as desigualdades de gênero presentes no ecossistema de financiamento de organizações sociais, revelando os desafios estruturais que dificultam a promoção do empoderamento feminino e destacando a necessidade urgente de superar os estereótipos de gênero que limitam o acesso a recursos para iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).