STEREOTYPES AND GENDER DISCRIMINATION IN FUNDING SOCIAL ORGANIZATIONS FOCUSED ON WOMEN

Authors

Abstract

This article aims to analyze the gender stereotypes and discrimination faced by social organizations focused on female entrepreneurship, using the Rede Mulher Empreendedora Institute (IRME) as a case study. It examines the obstacles the organization encounters in empowering women in situations of economic vulnerability and supporting income generation. Through a methodology that combines analysis of IRME's internal data, external studies, and interviews with its leaders, the study demonstrates how the organization, by developing innovative methodologies and strategies to overcome fundraising challenges, proves that investing in women's potential not only drives economic development but also generates projects with significant social impact. The study highlights the gender inequalities present in the funding ecosystem for social organizations, revealing the structural challenges that hinder the promotion of women's empowerment and emphasizing the urgent need to overcome gender stereotypes that limit access to resources for initiatives aimed at women's socioeconomic development.

 

Author Biographies

  • Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

    Professora titular do Programa de Pós-graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP), onde atua como professora, pesquisadora e líder da linha de pesquisa Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis (IEN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2) e Editora Científica do International Journal of Innovation (IJI). Psicóloga, Mestre em Educação, Doutorado em Administração, Pós-Doutorado em Empreendedorismo e Competências Empreendedoras e Livre-docente na área de Recursos Humanos pela FEARP/USP. Pesquisadora Visitante na Bradley University, Illinois, Estados Unidos. Integra o Comitê de Ética da ANPAD, Conselho Consultivo ANEGEPE. Coordena o tema Empreendedorismo do SEMEAD e Líder da linha de pesquisa em Empreendedorismo Feminino no ENANPAD, SINGEP e EMPRAD. Professora de Método de Pesquisa Qualitativo (Mestrado e Doutorado) e Empreendedor e suas Emoções (PPGA/UNINOVE). Interesse em investigações sobre Empreendedorismo de Grupos Minorizados, empreendedorismo feminino, mulheres pretas, sobre aspectos psicológicos, emocionais, afetivos e cognitivos do comportamento empreendedor.

  • Alice Salvo Sosnowski

    Mestre em empreendedorismo pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2023), participou do curso 10000 mulheres: Empreendedorismo e Novos Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e IE Business School (2011), especialista em jornalismo social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2005) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1999). Atua como professora, pesquisadora e palestrante na área de empreendedorismo, negócios, transformações no trabalho, competências, desenvolvimento de soft skills, diversidade e gênero. Já ministrou aulas em instituições como PUC-SP, Senac, Sebrae, Insper, Miami Ad School e Fatec. Atualmente, é professora de graduação no IED-SP e de pós-graduação na Faculdade Belas Artes. Foi curadora da Virada Empreendedora e Fórum Empreendedoras, da Rede Mulher Empreendedora - RME e participou de eventos como Startup Weekend, Acelera Startup e Empreenda. Eleita Linkedin Top Voice em 2019, foi colunista do UOL e do portal Exame.com. Autora dos livros Soft Skills para carreira, vida e negócios (2024) e Empreendedorismo para leigos (2018) pela Editora Alta Books; e também da Coleção Faça Acontecer (2016), pela Editora Alaúde e coautora da obra Folhas do tempo (1998) pela Editora UFMG.

Published

2025-09-05