POLÍTICA PÚBLICA DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO
A EXPERIÊNCIA DO BANCO DA MULHER PARANAENSE
Resumo
O presente artigo analisa criticamente o Banco da Mulher Paranaense como política pública de fomento ao empreendedorismo feminino, à luz da literatura sobre empreendedorismo de mulheres e microcrédito. Inicialmente, apresenta-se a evolução histórica do empreendedorismo feminino, destacando os desafios sociais, econômicos e culturais enfrentados pelas mulheres. Em seguida, discute-se o microcrédito como instrumento de inclusão produtiva e emancipação social, abordando sua trajetória no Brasil e sua vinculação às políticas públicas. No contexto estadual, analisa-se a estrutura, as modalidades de financiamento e as condições oferecidas pelo Banco da Mulher Paranaense, evidenciando seus objetivos de promover o desenvolvimento sustentável, incentivar o empreendedorismo e reduzir desigualdades de gênero. A pesquisa aponta que, embora o programa represente um avanço no acesso das mulheres ao crédito e estimule a capacitação empreendedora, a efetividade plena da política pública depende da ampliação de ações integradas de formação, redes de apoio e combate às barreiras estruturais históricas que ainda limitam a autonomia econômica feminina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).