A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA VISÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO DE CASO

Emerson Lins Eleutério, João José Anselmo dos Santos

Resumo


O presente estudo teve como objetivo geral verificar a visão dos consumidores quanto à Responsabilidade Social Empresarial e objetivos específicos: verificar o nível de entendimento quanto ao conceito e implicações da Responsabilidade Social Empresarial - RSE, bem como averiguar a percepção que os investigados quanto as ações de RSE  desenvolvidas pelos fabricantes dos produtos que consomem. O mesmo caracteriza-se por ser de natureza básica, de tipo exploratório, com uma abordagem quantitativa realizado na cidade de Icó – CE, junto aos clientes/consumidores de uma empresa varejista. O instrumento de pesquisa foi um questionário estruturado com questões fechadas e com algum questionamento se utilizou a escala Likert. Optou-se por uma amostragem com nível de confiança de 95%, margem de erro de 5% e uma população de 1000 clientes/fornecedores. Foram aplicados 250 questionários e os dados coletados foram tabulados através do programa Microsoft Excel versão 2010 e analisados mediante distribuição de frequências. O que se evidencia é que o tema é conhecido pelas pessoas de forma ainda supérflua, pois mesmo conhecendo, ainda não dão preferência pelos produtos de empresas que praticam ações de RSE e pouco se informam sobre os mesmos. Com esses dados, percebe-se que há uma gama de oportunidades para trabalhos a serem realizados com o objetivo de aprofundar a RSE para além do conceito básico. Diferenciais como a fabricação de produtos que não degradem o meio ambiente, promoção inclusão social, participação para o desenvolvimento da comunidade entre outras iniciativas, se tornam extremamente viáveis para as empresas conquistarem mais consumidores.


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