O IMPACTO DO MARKETING VERDE NA DECISÃO DE COMPRA DOS DISCENTES DE UMA IES
Resumo
O estudo tem por finalidade investigar o impacto do marketing verde na decisão de compra dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior - IES, podendo dessa forma apresentar um nicho de mercado para empresas que buscam fomentar a sua estratégia de comercialização com produtos de cunho ecológico. O estudo foi caracterizado como de natureza básica, exploratória descritiva, com abordagem quantitativa. Visando atingir resultados fidedignos foi aplicado um questionário junto a 447 discentes do período noturno, obedecendo a proporcionalidade dos cursos existentes. Para tal foi considerado um nível de confiança de 99% e margem de erro de 4%. Através da análise pôde ser percebido que os investigados conhecem os conceitos do marketing verde, tem consciência das implicações que o mesmo se aplicado corretamente traria para a melhor qualidade de vida da população, entretanto ainda possuem a cultura de compra baseada no preço, nas promoções e preferindo marcas conhecidas, sendo que o marketing verde pouco influência na decisão de compra, em contrapartida vale salientar que os investigados afirmaram que comprariam um produto sustentável se soubesse que a empresa desenvolve ações de responsabilidade socioambiental, mesmo que tal produto tivesse um preço acima da média, preterindo outro com a mesma função com preço inferior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).