TEORIA DA CULTURA DO CONSUMIDOR ALIADA AO TRABALHO INSTITUCIONAL: NOVOS PARADIGMAS, NOVAS DESCOBERTAS

Autores

  • Maiara Netto Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Alves Pacheco de Campos Universidade Federal de Santa Maria
  • Rubia Goi Becker Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

Nos últimos anos surgiram novas teorias que ampliam o campo de visão relacionado ao estudo organizacional, como o Trabalho Institucional e a Teoria da Cultura do Consumidor (TCC). Lawrence, Suddaby e Leca (2009) abordam o Trabalho Institucional como um novo modo de análise das relações no mundo organizacional, buscando entender como as estruturas institucionais influenciam e são influenciados pelas ações dos atores. Já segundo Thompson e Hirschman (1995) a TCC aponta que o indivíduo enquanto dotado de valores, pensamentos e sentimentos que influenciam suas ações, também são influenciados pela interpretação da vida social, incluindo-se os grupos os quais são inseridos ao longo da vida. Assim, através deste estudo pretende-se evidenciar algumas relações entre as duas teorias, a fim de suscitar novas discussões e novas ideias no mundo acadêmico que abordem esses temas nos estudos organizacionais.

Biografia do Autor

  • Maiara Netto Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da UFSM. Linha: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.
  • Simone Alves Pacheco de Campos, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Doutora do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM
  • Rubia Goi Becker, Universidade Federal de Santa Maria.
    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da UFSM. Linha: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

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Publicado

2020-09-02