TEORIA DA CULTURA DO CONSUMIDOR ALIADA AO TRABALHO INSTITUCIONAL: NOVOS PARADIGMAS, NOVAS DESCOBERTAS
Abstract
Nos últimos anos surgiram novas teorias que ampliam o campo de visão relacionado ao estudo organizacional, como o Trabalho Institucional e a Teoria da Cultura do Consumidor (TCC). Lawrence, Suddaby e Leca (2009) abordam o Trabalho Institucional como um novo modo de análise das relações no mundo organizacional, buscando entender como as estruturas institucionais influenciam e são influenciados pelas ações dos atores. Já segundo Thompson e Hirschman (1995) a TCC aponta que o indivíduo enquanto dotado de valores, pensamentos e sentimentos que influenciam suas ações, também são influenciados pela interpretação da vida social, incluindo-se os grupos os quais são inseridos ao longo da vida. Assim, através deste estudo pretende-se evidenciar algumas relações entre as duas teorias, a fim de suscitar novas discussões e novas ideias no mundo acadêmico que abordem esses temas nos estudos organizacionais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).