SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA PÚBLICA: UMA ANÁLISE EXPLICATIVA COM FUNCIONÁRIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO

Daniel dos Santos Silva, Ionara Saraí Ferreira Nobrega Diniz, Lívia Nogueira Pellizzoni

Resumo


Ao longo dos anos estudos sobre o tema satisfação no trabalho têm apresentado contribuições significativas no atual século XXI. Diante disso, uma pesquisa realizada por Albrecht e Krawulski (2011), revela que a maioria dos jovens adultos no início de carreira, vislumbra no serviço público, garantia de estabilidade financeira e crescimento profissional. Neste sentido, objetivou-se neste estudo analisar o nível de satisfação dos funcionários públicos no local de trabalho. A fim de alcançar o objetivo geral, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: identificar o nível de satisfação; comparar o nível de satisfação por tempo de serviço; apontar às dimensões mais relevantes entre satisfação e insatisfação. Quanto à metodologia, utilizou-se uma abordagem quantitativa e procedeu-se a uma pesquisa aplicada do tipo explicativa através da escala de satisfação no trabalho EST, validada por Siqueira (2008) e adaptada para essa investigação. Além disso, a amostragem deste estudo é caracterizada como probabilística e aleatória simples. Os resultados encontrados após analise dos dados coletados revelam contentamento com os colegas e insatisfação com promoções, demonstrando o bom relacionamento entre os mesmos e insatisfação àqueles que pleiteiam crescimento profissional dentro dessa organização.


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