SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA PÚBLICA: UMA ANÁLISE EXPLICATIVA COM FUNCIONÁRIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO
Abstract
Ao longo dos anos estudos sobre o tema satisfação no trabalho têm apresentado contribuições significativas no atual século XXI. Diante disso, uma pesquisa realizada por Albrecht e Krawulski (2011), revela que a maioria dos jovens adultos no início de carreira, vislumbra no serviço público, garantia de estabilidade financeira e crescimento profissional. Neste sentido, objetivou-se neste estudo analisar o nível de satisfação dos funcionários públicos no local de trabalho. A fim de alcançar o objetivo geral, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: identificar o nível de satisfação; comparar o nível de satisfação por tempo de serviço; apontar às dimensões mais relevantes entre satisfação e insatisfação. Quanto à metodologia, utilizou-se uma abordagem quantitativa e procedeu-se a uma pesquisa aplicada do tipo explicativa através da escala de satisfação no trabalho EST, validada por Siqueira (2008) e adaptada para essa investigação. Além disso, a amostragem deste estudo é caracterizada como probabilística e aleatória simples. Os resultados encontrados após analise dos dados coletados revelam contentamento com os colegas e insatisfação com promoções, demonstrando o bom relacionamento entre os mesmos e insatisfação àqueles que pleiteiam crescimento profissional dentro dessa organização.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).