ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL

José Edemir da Silva Anjo, Rhaiane Maria Andrade Santos, Valéria da Glória Pereira Brito

Resumo


A sociedade está cada vez mais atenta à postura sustentável das organizações no desenvolvimento das suas operações. Para atender a esses anseios, a responsabilidade social empresarial (RSE) consiste na postura assumida pelas empresas e em qualquer ação que caracterize como melhoria da qualidade de vida para as partes interessadas. Em um sentido amplo, a RSE caracteriza-se como uma postura enraizada em todas as ações organizacionais, buscando aqui relacionar com o conceito da teoria da prática e mais especificamente, no conceito de estratégia como prática. A estratégia como prática refere-se a algo dinâmico, que está no strategizing (estrategizar) e imbricado na práxis, no praticante e na prática. Nesse sentido, o objetivo desse estudo teórico-reflexivo é compreender as possíveis contribuições da estratégia como prática para a responsabilidade social empresarial. Como considerações, pode-se observar que o uso do conceito do strategizing e dos três elementos que o perpassam, podem ser aplicados para maior compreensão das estratégias da responsabilidade social empresarial, contribuindo assim para um desenvolvimento e melhor aprimoramento da sua prática. Além disso, o estrategizar constitui uma forma de fazer responsabilidade social que permite que a prática esteja presente em toda a sua estrutura.


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