ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Abstract
A sociedade está cada vez mais atenta à postura sustentável das organizações no desenvolvimento das suas operações. Para atender a esses anseios, a responsabilidade social empresarial (RSE) consiste na postura assumida pelas empresas e em qualquer ação que caracterize como melhoria da qualidade de vida para as partes interessadas. Em um sentido amplo, a RSE caracteriza-se como uma postura enraizada em todas as ações organizacionais, buscando aqui relacionar com o conceito da teoria da prática e mais especificamente, no conceito de estratégia como prática. A estratégia como prática refere-se a algo dinâmico, que está no strategizing (estrategizar) e imbricado na práxis, no praticante e na prática. Nesse sentido, o objetivo desse estudo teórico-reflexivo é compreender as possíveis contribuições da estratégia como prática para a responsabilidade social empresarial. Como considerações, pode-se observar que o uso do conceito do strategizing e dos três elementos que o perpassam, podem ser aplicados para maior compreensão das estratégias da responsabilidade social empresarial, contribuindo assim para um desenvolvimento e melhor aprimoramento da sua prática. Além disso, o estrategizar constitui uma forma de fazer responsabilidade social que permite que a prática esteja presente em toda a sua estrutura.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).