A PREVISÃO DE DEMANDA COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS MICROEMPRESAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Josimar Vieira dos Reis Universidade Federal Rural da Amazônia https://orcid.org/0000-0002-4466-1244
  • Amanda Soares das Neves Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Eduardo Correia Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Lohanna Nagata da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Miguel Wileno Mendes Almeida Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

O Planejamento Estratégico (PE) engloba todos os aspectos de uma empresa, sejam eles físicos, culturais, aspectos internos e ambientais. Esses aspectos são conhecidos da administração e são os maiores causadores dos problemas na gestão. Para nortear o planejamento empresarial, apontamos neste estudo a Previsão de Demanda (PD), que pode ser entendida como uma metodologia do PE, uma vez que, o método é uma importante ferramenta, podendo ser usada em curto ou longo prazo. De acordo com pesquisas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a grande maioria das microempresas no Brasil sobrevive por no máximo 2 anos, devido à má administração na organização, geralmente essas empresas concentram-se nos problemas e soluções para o curto prazo dos níveis operacionais. Um outro fator, que está desestabilizando as microempresas e a pandemia, que tem fechado diversas microempresas em vários setores econômicos. Para traçar novas visões mercadológicas às técnicas empregadas no PE podem ajudar essas microempresas a sair da crise, entre essas ferramentas está o processo de demanda, cujo qual vamos analisar a sua importância neste estudo, através de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. Desta forma, ao analisar os dados apresentados no decorrer deste estudo, destaca-se a importância em se usar metodologias com a finalidade de fortalecer os mecanismos de funcionamento das organizações.

Biografia do Autor

  • Josimar Vieira dos Reis, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Atualmente é Professor na Universidade Federal Rural da Amazônia no curso de administração, Doutorando (2019) e Mestre (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco - PRODEMA/UFPE.
  • Amanda Soares das Neves, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Estudante de bacharelado em administração.
  • Eduardo Correia Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Estudante de bacharelado em administração.
  • Lohanna Nagata da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Estudante de bacharelado em administração.
  • Miguel Wileno Mendes Almeida, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Estudante de bacharelado em administração.

Downloads

Publicado

2022-05-07