A PREVISÃO DE DEMANDA COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS MICROEMPRESAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
O Planejamento Estratégico (PE) engloba todos os aspectos de uma empresa, sejam eles físicos, culturais, aspectos internos e ambientais. Esses aspectos são conhecidos da administração e são os maiores causadores dos problemas na gestão. Para nortear o planejamento empresarial, apontamos neste estudo a Previsão de Demanda (PD), que pode ser entendida como uma metodologia do PE, uma vez que, o método é uma importante ferramenta, podendo ser usada em curto ou longo prazo. De acordo com pesquisas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a grande maioria das microempresas no Brasil sobrevive por no máximo 2 anos, devido à má administração na organização, geralmente essas empresas concentram-se nos problemas e soluções para o curto prazo dos níveis operacionais. Um outro fator, que está desestabilizando as microempresas e a pandemia, que tem fechado diversas microempresas em vários setores econômicos. Para traçar novas visões mercadológicas às técnicas empregadas no PE podem ajudar essas microempresas a sair da crise, entre essas ferramentas está o processo de demanda, cujo qual vamos analisar a sua importância neste estudo, através de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. Desta forma, ao analisar os dados apresentados no decorrer deste estudo, destaca-se a importância em se usar metodologias com a finalidade de fortalecer os mecanismos de funcionamento das organizações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).