INDICAÇÃO GEOGRÁFICA “AGRESTE DE PERNAMBUCO”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E POSICIONAMENTOS GRUPAIS
Resumo
O Agreste de Pernambuco possui reconhecimento pela sua produção de leite e queijos, com destaque para o queijo de coalho. Atualmente, alguns produtores da região têm buscado adquirir a Indicação Geográfica, com o auxílio de algumas instituições locais. A obtenção desta certificação está ligada a práticas relacionadas à cadeia de produção de laticínios. Por sua vez, as práticas sociais estão diretamente imbricadas com as representações sociais compartilhadas pelas pessoas de um grupo. A partir do modelo de Hélice Tríplice, este artigo buscou compreender como as diferenças intergrupais do processo de obtenção da certificação organizam as representações sociais sobre o processo de obtenção da certificação. Por meio de análise lexicométrica das entrevistas realizadas com interlocutores privilegiados, foram observadas diferenças de ancoragem entre produtores e representantes das instituições produtoras de conhecimento: o primeiro grupo interpretou a certificação como uma oportunidade de alcançar novos mercados; enquanto que o segundo, como uma melhoria da qualidade da cadeia produtiva. Ademais, foi possível perceber a existência de representações sociais emancipadas, uma vez que os interesses dos grupos não são conflitantes, mas seus integrantes possuem ancoramentos diferentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).