INDICAÇÃO GEOGRÁFICA “AGRESTE DE PERNAMBUCO”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E POSICIONAMENTOS GRUPAIS

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Resumo

O Agreste de Pernambuco possui reconhecimento pela sua produção de leite e queijos, com destaque para o queijo de coalho. Atualmente, alguns produtores da região têm buscado adquirir a Indicação Geográfica, com o auxílio de algumas instituições locais. A obtenção desta certificação está ligada a práticas relacionadas à cadeia de produção de laticínios. Por sua vez, as práticas sociais estão diretamente imbricadas com as representações sociais compartilhadas pelas pessoas de um grupo. A partir do modelo de Hélice Tríplice, este artigo buscou compreender como as diferenças intergrupais do processo de obtenção da certificação organizam as representações sociais sobre o processo de obtenção da certificação. Por meio de análise lexicométrica das entrevistas realizadas com interlocutores privilegiados, foram observadas diferenças de ancoragem entre produtores e representantes das instituições produtoras de conhecimento: o primeiro grupo interpretou a certificação como uma oportunidade de alcançar novos mercados; enquanto que o segundo, como uma melhoria da qualidade da cadeia produtiva. Ademais, foi possível perceber a existência de representações sociais emancipadas, uma vez que os interesses dos grupos não são conflitantes, mas seus integrantes possuem ancoramentos diferentes.

Biografia do Autor

  • Victor Hugo da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Possui Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018), graduação em Gastronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015) e graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (2013). Tem como áreas de interesse empreendedorismo, interação social, desenvolvimento humano, jogos digitais, marketing e gestão de pessoas. Atualmente pesquisa sobre interação social, desenvolvimento humano, práticas de fanidade e jogos digitais.
  • Maria de Fátima de Souza Santos, Universidade Federal de Pernambuco
    Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Psicologia . Aposentada, atua como docente voluntária no curso de graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Psicologia - Université Toulouse le Mirail (1986). Coordenadora Adjunta dos Programas de Pós-graduação (stricto sensu) Acadeêmicos da área de Psicologia na Capes para o período (2023 a 2024). Membro da comissão de avaliação dos Programas de Pós-graduação da CAPES de 2008 a 2022. Participou durante dois mandatos da Câmara de Assessoramento e Avaliação na área de Ciências Humanas e Sociais da FACEPE. Membro do Conselho Superior da FACEPE (01/04/2016 a 31/03/2022). Coordenadora do Comitê de Assessoramento do CNPq da área de Psicologia no período de julho de 2018 a junho de 2019. Membro do Comitê de Assessoramento do CNPQ da área da Psicologia (01/10/2016 a 30/06/2019). Realiza pesquisa nas áreas de Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase na teoria das Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, violência, adolescência, velhice, saúde e práticas sociais.
  • Renata Lira dos Santos Aléssio, Universidade Federal de Pernambuco
    Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Psicologia - Universite D'Aix-Marseille I (Université de Provence). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE. Atualmente desenvolve projeto nas áreas de saúde do adulto e do adolescente, bioética, envelhecimento e relações intergrupais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, representações sociais, desenvolvimento humano, difusão da ciência, biotecnologias, bioética, pesquisa com embriões humanos.

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Publicado

2024-07-13