IDENTIFICAÇÃO, EXPLORAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES EM EMPREENDIMENTOS DO SETOR CAFEICULTOR
UM ESTUDO MULTICASO
Resumo
O objetivo do presente trabalho consistiu em analisar as fases de identificação, exploração e apropriação de oportunidades de empresas cafeicultoras. Especificamente, buscou-se caracterizar as empresas e seus empreendedores, analisar como ocorreram a identificação, exploração e apropriação de oportunidades dos empreendimentos estudados. Para tanto, a partir de um estudo multicaso, foram analisados quatro empreendedores do setor cafeicultor brasileiro, situados nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Os resultados da pesquisa demonstraram tanto ações empreendedoras comuns aos cafeicultores analisados, quanto diferentes, ainda que todos pertençam ao mesmo setor do agronegócio brasileiro. Além disso, verificou-se que as etapas de identificação, exploração e apropriação de oportunidades não acontecem de forma sequencial, principalmente em decorrência de novas condições ambientais e econômicas geradas por contextos inesperados, como o da pandemia da Covid-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).