OS FATORES DETERMINANTES DA INFORMALIDADE DOS MICROEMPREENDEDORES

Autores

Resumo

A pesquisa objetivou identificar os fatores determinantes para a informalidade dos microempreendedores. A metodologia, utilizou-se de abordagem descritiva, com pesquisa do tipo survey e quantitativa. Os achados do estudo, dividiram-se em três fatores. No F1, detalhou as vantagens da formalização como MEI, incluindo aspectos legais, financeiros, e a relevância do conhecimento sobre documentação, benefícios da formalização, e obrigações tributárias. Ressaltaram-se as oportunidades em licitações públicas como incentivos à formalização. O F2 abordou o acesso a informações e suporte, destacando instituições como o Sebrae no fornecimento de serviços essenciais aos MEIs; observaram-se as dificuldades enfrentadas na obtenção de informações e recursos financeiros, bem como os desafios da gestão financeira e tributária, sublinhando a necessidade de políticas públicas direcionadas e eficazes. O F3 examinou a relação entre empreendedorismo, percepção do negócio como única fonte de renda, e o conhecimento sobre negócios, indicando que a decisão de formalização depende de fatores adicionais como acesso ao capital e a percepção do ambiente de negócios. A pesquisa evidencia uma abordagem para entender as dinâmicas da formalização dos MEIs, sugerindo políticas públicas que atendam os desafios identificados. As contribuições acadêmicas incluem a enriquecimento da literatura sobre economia informal e a introdução de um modelo metodológico replicável.

Biografia do Autor

  • Glaucia da Costa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do NOrte (UERN)

  • Wenyka Preston Leite Batista da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (2020), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Faculdade de Ciências Econômicas (2011). Atualmente é Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis (UERN), atuando com maior ênfase nas áreas de ensino e pesquisa contábil.

  • Jandeson Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutor em Ciências Contábeis (UNISINOS-PR); graduado em Ciências Contábeis- UERN; professor da UERN, vinculado a Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), no Departamento de Ciências Contábeis, Pesquisador das áreas: contabilidade e orçamento público; Controladoria; Disclosure de informações de Responsabilidade de Social Corporativa e contabilidade societária.

Publicado

2025-09-29