OS FATORES DETERMINANTES DA INFORMALIDADE DOS MICROEMPREENDEDORES
Abstract
A pesquisa objetivou identificar os fatores determinantes para a informalidade dos microempreendedores. A metodologia, utilizou-se de abordagem descritiva, com pesquisa do tipo survey e quantitativa. Os achados do estudo, dividiram-se em três fatores. No F1, detalhou as vantagens da formalização como MEI, incluindo aspectos legais, financeiros, e a relevância do conhecimento sobre documentação, benefícios da formalização, e obrigações tributárias. Ressaltaram-se as oportunidades em licitações públicas como incentivos à formalização. O F2 abordou o acesso a informações e suporte, destacando instituições como o Sebrae no fornecimento de serviços essenciais aos MEIs; observaram-se as dificuldades enfrentadas na obtenção de informações e recursos financeiros, bem como os desafios da gestão financeira e tributária, sublinhando a necessidade de políticas públicas direcionadas e eficazes. O F3 examinou a relação entre empreendedorismo, percepção do negócio como única fonte de renda, e o conhecimento sobre negócios, indicando que a decisão de formalização depende de fatores adicionais como acesso ao capital e a percepção do ambiente de negócios. A pesquisa evidencia uma abordagem para entender as dinâmicas da formalização dos MEIs, sugerindo políticas públicas que atendam os desafios identificados. As contribuições acadêmicas incluem a enriquecimento da literatura sobre economia informal e a introdução de um modelo metodológico replicável.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).