EVOLUÇÃO DE INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL DIVULGADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS

Deisy Cristina Correa Igarashi, Marcela Caroline Sibim, Wagner Igarashi, José Alonso Borba, Simone Letícia Raimundini

Resumo


O Instituto Ethos considera a internalização e a externalização como elementos centrais da prática de Responsabilidade Social e Empresarial (RSE). Neste sentido, esta pesquisa analisa a evolução da divulgação de indicadores de RSE estabelecidos pelo Instituto. A coleta de dados utilizou-se de relatórios sociais e ambientais publicados pelas 30 empresas de maior capital da listagem da BM&FBOVESPA, e associadas ao Instituto Ethos. A pesquisa a partir do teste não paramétrico de Wilcoxon identificou o nível de evolução dos indicadores analisados. Os principais resultados identificados foram: a evolução global dos 40 indicadores analisados; que os elementos (i) internalização e (ii) externalização das práticas de RSE mostram-se crescentes no período; e foi confirmado que o item 2 do “compromisso das empresas associadas”, o qual prevê “comprometer-se com o tema de modo progressivo, além de buscar excelência em políticas e práticas de RSE" é atendido pelas empresas analisadas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.